Como ter um motor forte e econômico amaciado de forma correta

Muitas pessoas quando compram um carro zero km, tem muitas ideias errôneas sobre o método correto de amaciar o motor, elas pensam que amaciar é deixar o motor mais forte e poderosos, esse é um grande equívoco, mas tem um pouquinho de verdade nesse pensamento, veja nesse breve artigo Como ter um motor forte e econômico amaciado de forma correta.

Amaciar

Amaciar o motor é nada mais nada menos do que apenas um processo uniforme e moderado desenvolvido pelos projetistas, para ensinar o condutor o uso correto da potência do propulsor, até que as peças internas tenham o desgaste natural e se acomodem de forma uniforme e harmoniosa.

No em dia o processo tecnológico desenvolvido e implementado por mais de 90% das montadoras de veículos espalhados pelo mundo é extremamente eficiente, dando aos engenheiros automotivos softwares e equipamento capazes de produzir motores com processos e ajustes de usinagem nunca antes vistos, eliminando qualquer tipo de falha que possa surgir por menores que seja.

Mesmo com tanta tecnologia embarcada em todas as linhas dos processos fabris, um motor novo precisa sofrer um ajuste fino entre as peças que só podem ser provocados pelo uso móvel e consistente do dia a dia, ou seja, é usando seu carro que o motor será amaciado.

Motores atuais

Mas o que mudar no processo atual para os desempenhados outrora é a forma com que o motor é projetado, antigamente eram necessários a escolha de cada componente equivalente ou compatível para produzir um motor, com a universalização dos processos de montagem, as peças são praticamente as mesmas para uma gama quase infinita de motores, com poucas variações de tamanho, peso e potencia.

Na prática o que realmente acontecia é que um motor era amaciado para não quebrar e hoje você não pratica exatamente um amaciamento do motor e sim uma acomodação das peças.

Cada fabricante explica em seu manuais uma forma correta de usar o motor em determinadas faixa de giro e velocidade, mas se você não leu ou perdeu o manual do seu veículo e por algum motivo não sabe como amaciar o motor do seu carro, veja aqui o método universal para aplicar no seu carro.

Até o carro atingir seus primeiros 500 km, nunca faça acelerações bruscas, ou seja, forçar o motor para atingir velocidade rápidas, faça acelerações progressivas para atingir a velocidade de cruzeiro de deseja.

Ao pegar subidas, mantenha a aceleração sempre uniforme sem extrair muita potência do motor, lembre que seu motor é um bebe, e como tal, precisa se alimentado com cuidado até que se torne cada vez mais grande e forte.

Fazer o amaciamento ou acomodação das peças corretamente garante que seu motor aprenda como entregar um bom desempenho sem sacrificar o consumo de combustível, ninguém quer um carro lerdo e beberão, principalmente com o combustível for carro, como nos dias de hoje.

Um carro novo também exige atenção para com os pneus e transmissão, para que os pneus fiquem em perfeita aderência sem que ofereça riscos de derrapagem, é necessário o uso moderado até que tenha rodado de 450 a 650 km.

A transmissão automática ou manual tem o funcionamento adequado a parti do momento que atinge de 200 a 400 km rodados, assim como o motor, a acomodação das engrenagens já estará alinhadas e prontas para uso.

De todo o modo é sempre aconselhável seguir as orientações dos fabricantes, cada carro foi projetado, construído e testados em condições favoráveis a descobrir o melhor acerto, basta seguir as recomendações dos fabricantes para cada modelo e não terá nenhum problema.