Como Lavar a corretamente a moto

Parece ser algo muito fácil e simples, lavar uma motocicleta, mas afinal o que existe de difícil nisso? Aparentemente nada, levar a moto é uma tarefa que qualquer pessoa tem plenas condições de fazer, porem existem componentes que devem ter cuidados extras para não serem molhados e danificados, veja como lavar corretamente sua moto.

Como Lavar a corretamente a moto

É muito comum as pessoas levarem seus veículos para serem lavados em lava rápidos, é um serviço simples e muito comudo, mas existem aqueles que preferem cuida da limpeza do carro ou moto por conta própria.

São inúmeros casos de pessoas que foram buscar suas motocicletas em lava rápido e a mesma voltar como algum tipo de problema, não é comum mas pode acontecer com qualquer pessoa.

As causas dos problemas pode ser de origem diversa, mas na maiorias dos são componentes elétricos que não poderiam ser molhados, ou foram danificados pela forte pressão do jatos de água.

Para que você mesmo consiga fazer a limpeza da sua motor sem passar pelo mesmo tipos de problema, você de isolar algumas partes da moto, como: encaixe de vela, escapamento e junção de cabo de embreagem.

Encaixe de vela

A vela é um componente responsável por gerar a centelha que explode dentro da câmara de combustão, se o encaixa for molhado pela água a vela perde a eficiência energética e não gera ignição.

Com uma fita crepe ou uma sacola é possível vedar o encaixe da vela, ao cair água nada de mal acontecerá.

Escapamento

Também é necessário não deixar água entrar dentro do escapamento, embora seja pouco provável, a água que entra no escapamento pode ir direto para a câmara de combustão, caso isso ocorra, vai ocorrer um problema mais serio, como travamento do motor ou até mesmo causo hidráulico.

Para isso basta vedar a saída do escapamento e caso algum jato de água seja expelido no escapamento a água não entre.

junção de cabo de embreagem.

A junção do cabo de embreagem é algum simples, na maioria das motocicletas já conta com um pequena borracha de vedação, mas nem todos os modelos conta com tal acessório.

Quando água cai no cabo, inicia um processo de corrosão na base, onde o cabo é preso a manete e o mesmo pode quebrar cedo ou tarde.

Pretinhos nos pneus

Apos a lavagem da moto, muitas pessoas pessoas passam algum tipo de substancia que deixa o pneu mais preto, os famosos “pretinhos”, não existe nada de errado nisso, o único problema é o tipo de composição do pretinho em questão.

Muitos desses pretinhos tem compostos a base de silicone, que deixa o pneu com aparência de novo e com brilho mais intenso.

Pretinhos a base de silicones tiram aderência dos pneus,  baixa aderência pode ocasionar acidentes graves, principalmente em curvas e frenagens. Embora seja bonito o ideal é não usar.

Veja que não existe nada complexo em lavar uma motocicleta, mas para quem ainda não tem esse habito, com esse pequeno artigo já sabe o que deve proteger na moto para evitar demais problemas.