Como fazer as trocas de marchas sem estragar o câmbio do carro

Assim como o motor o câmbio do carro é um dos componentes que sofre muito desgaste com o tempo, principalmente por ser um dos sistemas que mais interage com o condutor, assim como freios, acelerador e direção, o sistema de transmissão funciona em conjunto com o motor e embreagem, nesse artigo você vai aprender como fazer as trocas de marchas sem estragar o câmbio do carro.

Troca Correta

As trocas corretas de marchas não só protegem momentaneamente câmbio e motor, como também prolonga em muitos anos a vida útil do seu carro e de quebra, você não passa vergonha na hora de vender.

Sempre que for adquirir um veículo novo ou usado de câmbio manuel, faça o movimento de troca com o carro desligado, assim você pode verificar como está o curso da manopla, fazendo o momento das marcas você também identifica a força que deve ser aplicada antes de sair com o carro.

Teste de Movimento

O procedimento de fazer o movimentos de trocas com o carro desligado facilita muito para o dono, por que ao dar partida e sair com o carro você não corre o risco de engatar marcha errada e dar trancos e solavancos a na transmissão, também não se esqueça de realizar o movimento pisando na embreagem, mesmo com o carro desligado.

É muito comum novos condutores de veículos com câmbio manual não fazerem o uso correto da embreagem, em muitas oficinas os mecânicos relatam problemas no conjunto de embreagem devido as excessivas trocas com mal acionamento do pedal, ranhuras e desgaste muito superior a quilometragem do carro são encontradas.

Desgaste Prematuro

Um desgaste prematuro da embreagem do carro pode não só mostrar o uso incorreto do sistema em si, como também problemas que  futuramente apareceram no sistema de transmissão. Tais problemas são bem evidenciados no momento das trocas de marchas, engates imprecisos, barulhos nas trocas e câmbio arranhando.

Como Evitar

Para evitar esses probleminhas chatos que podem evoluir para problemas mais complexos e caros para serem resolvidos e muito simples, sempre que for fazer as trocas de marchas, certifique de pisar na embreagem até fundo e só acelere o carro depois de ter engatado a marcha desejada.

Veja que são tarefas simples e clichês que podem garantir a vida útil da transmissão do seu carro, parece algo muito obvio de ser feito, mas muitas pessoas não fazem algo tão simples que acaba trazendo dores de cabeça ao proprietário do veículo, câmbio em bom estado é um dos primeiros itens a serem verificados por um possível comprador.