5 dicas para comprar um carro usado

Muitas pessoas têm por objetivo comprar seu primeiro veículo e para muitos brasileiros esse sonho ainda é muito distante, sabemos dos inúmeros obstáculos para comprar um carro zero km tem no Brasil, seja pela alta carga de impostos que  torna o veículo  muito caro ou pelas exigências das financeiras, assim muitos optam como primeiro carro um veículo usado, veja nesse artigo 5 dicas para comprar um carro usado e não ser facilmente enganado.

Itens para olhar num carro usado

Veículos usados são uma ótima opção para quem deseja pôr fim a vida sofrida no transporte público, ou para quem está apenas trocando seu modelo atual por um modelo mais novo, porem todos devem ficar atentos a certos detalhes a ser considerados antes de comprar gato por lebre e fazer do sonho um pesadelo.

1 – Motorização

É muito comum as pessoas olharem apenas a integridade dos bancos e latarias do carro, mas o motor é o coração que move a máquina, ele contém os componentes mais valiosos e não olhar com cuidado pode gerar  gastos futuros, veja abaixo os principais detalhes que você deve estar atento.

A.  Dar partida e verificar a cor da fumaça, se for azul, o motor está queimando óleo com combustível, isso pode indicar algum vazamento no cilindro. Fumaça preta, o carro está jogando combustível não queimado no escapamento, geralmente está associado motor desregulado.

B.  Verificar embaixo do motor se não tem algum tipo de vazamento ou partes sujas de óleo, os fluidos são sempre substituídos, dando a impressão que o carro não tem vazamentos, com uma inspeção visual você consegue averiguar facilmente.

2 – Integridade

Para verificar se o carro não foi batido ou passou por grandes reparos, abra o capô do motor, verifique os alinhamentos das linhas da lataria, isso pode mostrar se o carro já foi batido, geralmente as linhas de soldas e encontro de chapas mostram deformidades.

Uma forma muito interessante de verificar a integridade do carro é observar se os parafusos não tem sinais ou marcas de chave, quando o carro passa por reformas ou grandes reparos, os parafusos estão desgastados.

2 – Pintura

Um carro que já foi batido ou passou por reparos sempre vai ter diferenças na pintura, para você descobri se o carro foi repintado, basta olhar as tonalidades de cores, entre portas e teto, capô e portas, a pintura mais novas tem um tom de cor diferentes da pinta velha, outra forma de identifica as diferenças de tonalidades é olhar em ângulos contra a luz ou ângulos diagonais ao veículo.

3 – Pneus

Os pneus são itens muito importantes no carro, não só pelo uso trivial de fazer o carro andar, mas pelas questões de segurança, as pessoas costumam olhar se os pneus do carro ainda têm borracha, se não está nos limites das marcas dos sucos, porem nem sempre um pneu com suco é um pneu seguro, nesse caso também é importante identificar a idade do pneu, para garantir a qualidade da borracha esteja em dia, quanto mais velho o pneu, mais fraco o material se torna e assim podendo ocasionar acidentes.

Para isso temos que descobri a data de fabricação, procure na lateral do pneu a palavra DOT, mais a frente você vai encontrar uma sequência de número de 4 dígitos, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que  foi fabricado. No exemplo da figura abaixo, o pneu foi fabricado na decima oitava semana do ano de 2014.

5 dicas para não ser enganado na hora de comprar um carro usado Pneu

 

4 – Interior

O ambiente interno deve estar bonito e agradável, afinal você passará boa parte do seu tempo dentro do carro, nesse caso veja se o descarte do material condiz com a idade do veículo, você deve analisar os seguintes itens;

  a. Veja se os forros de portas estão firmes.
  b. Veja se o volante e painel estão em bons estado.
  c. Veja se o painel acende todas as luzes, farol, pisca alerta, seta, buzina, luz de freio e luz de ré.
 

5 – Teste de rodagem

Nunca compre um carro sem antes fazer um deste drive, só assim você consegue verificar muitos itens importantes que devem ser detectados antes de fecha negócio, são eles;

Câmbio

Se for um carro com câmbio manual, verifique se as marcas estão engatando com facilidade e suavidade, um câmbio bem cuidado tem engates suaves e precisos. Se o carro em questão for de câmbio automático, faça um teste de rodagem para verifica como o câmbio está funcionado corretamente.

Um câmbio automático saudável não faz trocas bruscas e não dá trancos em baixa ou alta rotação, em baixa velocidade observe se não faz nenhum tipo de barulho, câmbio problemático, fazem barulhos nas trocas e costuma subir o giro antes de engatar a próxima marcha.

Freio

Faça algumas freadas mais fortes, assim você pode ver se os freios estão funcionados bem, se as pastilhas estão em bom estado, barulhos nas frenagens pode indicar pastilhas gastas ou disco de freios empenados ou ranhados.

Potência do Motor

Veja se é possível rodar em estradas acima de 80 km por horas, assim você pode acelerar mais forte e ver se o motor está entregando potência, faça alguns testes de forçando o motor a subir o giro, se possível veja se o carro não perde potência em subidas.

Esses são 5 itens simples que você mesmo pode verificar na escolha de um novo veículo, mas nunca desconsidere a avaliação de profissional ou seu mecânico de confiança, só ele poderá encontrar problemas e vícios escondidos no carro, muitos problemas passam despercebidos pela maioria dos condutores.

Bônus

Nunca esqueça de pedir os documentos que atestam o histórico de manutenção do carro, para garantir um compra segurança sempre faça questão de olhar os carros cujas as manutenções tenham sido feitas dentro do período de garantia e que foram todas realizadas na concessionária ou oficinas autorizadas da rede, um carro bem cuidado e com procedência estará com toda as revisões em dias.

Estude o histórico do carro, veja quais peças foram substituídas, isso pode mostrar algum tipo de defeito que o carro apresentou nesse período, se foi devidamente solucionado, isso pode garantir que você não compre um carro com vícios que podem te dar muita dor de cabeça no futuro.

Se possível opte por um veículo que ainda estejam dentro  do prazo de garantia, caso não leve todas essas dicas em consideração.

Forte abraço e boa compra!