4 formas de fazer ultrapassagem segura

 

Conduzir um veículo não é apenas sentar no banco do motorista, engatar a marca e sair acelerando, muitos dizem que dirigir é uma arte, particularmente concordo em gênero número e grau, porem você deve entender que um veículo é praticamente uma arma branca nas suas mãos, com potencial destrutivo igual ou superior a uma arma de fogo, nesse artigo você vai aprender 4 formas de fazer ultrapassagem segura.

Sempre que o condutor sentar ao volante deve estar muito atento ao transito e ter plana convicções de suas decisões, um erro por mais simples que seja, pode custar sua própria vida e até mesmo a vida de terceiros.

Com base no conhecimento que todos os condutores adquirem durante os anos de experiência, não podemos deixar de falar sobre os cuidados que nos motoristas amadores ou profissionais temos que ter ao realizar uma ultrapassagem.

Ao longo do artigo veremos 4 formas limpas e seguras de fazer ultrapassagens sem pôr em riscos vidas de pessoas no trânsito, assim garantimos não só a nossa segurança, como também a segurança dos ocupantes de outros veículos e dos nossos passageiros, se esse for o caso.

1º. Forma segura de fazer ultrapassagem

Espaço para ultrapassagem: Sempre que você tiver a intenção de realizar uma ultrapassagem, nunca faça de supetão, o primeiro item que deve analisar é a disponibilidade de pista que existe afrente do carro a ser ultrapassado, assim você garante espaço suficiente para fazer uma ultrapassagem segura sem nenhum tipo de susto, evitando ter que fazer manobras evasivas caso venha um veículo na outra faixa.

2º. Forma segura de fazer ultrapassagem.

Seta de para ultrapassagem: Parece ser um clichê entre os condutores e é uma das informações mais discutidas no período em que as pessoas ainda estão fazendo o curso de legislação para a primeira habilitação, porém mesmo sendo um assunto muito debatido, as pessoas ainda insistem em fazer uma ultrapassagem sem sinalizar a intenção, elas simplesmente ultrapassam e causam acidentes.

Esse tipo de atitude, em muitos casos pode colocar em risco a vida de quem está transitando na via, se o condutor do carro ultrapasso não visualizar a sua intensão de ultrapassagem, pode tira o carro do sentido da via, ou inicia uma manobra de retorno, causando um acidente no meio da ultrapassagem do carro que vem atrás, ou seja, você.

De todo modo, dar seta ou ligar a pica alerta, como muitos conhecem, é um ato simples que é negligenciado por muitos motoristas com e sem experiência, “por favor, ligue a seta”, não custa nada, não doe e salva vidas.

3º. Forma segura de fazer ultrapassagem.

Verificar se não vem carro atrás: Essa dica também é muito clichê e as vezes pode parecer uma dica ridícula para um motorista ler, mas acredite é muito comum um condutor iniciar um processo de ultrapassagem sem olha o veículo que está vindo atrás.

Esse tipo de manobra é perigosa, é feitas várias vezes nas estradas brasileiras, um ato simples como esse pode se tornar muito perigo, pois o motorista que está trafegando atrás do carro, que sinaliza a intenção de ultrapassagem, pode estar iniciando o processo de ultrapassagem também, se você não verifica quem vem atrás com intenção de te ultrapassar o seu veículo, você  pode estar conduzido seu caro para uma colisão.

4º. Forma segura de fazer ultrapassagem.

Encher o motor antes de ultrapassar: O que mais vemos nas estradas, são motoristas que se aproximam do carro que pretende ultrapassar e depois realizam a manobra, a grosso modo esse processo não está errado, também não está necessariamente correto, há casos em uma ultrapassagem só pode ser feita desse modo, isso pode acontecer quando o transito estiver congestionado na rodovia, com vários carros aglomerados, os carros vão ultrapassando assim que existir uma brecha.

A forma correta de iniciar o processo de ultrapassagem é encher o motor com mais potência alguns segundos ou metros antes do carro da frente, fazer a ultrapassagem com o carro já na velocidade ideal e não ganhar velocidade durante o processo, principalmente se você estiver conduzindo um veículo de baixa potência, com motor um 1.0 ou 1.4.

Esse método garante que você terá potência suficiente para fazer uma ultrapassagem rápida, segura e com velocidade, caso venha um carro a frente, você não terá que acelerar para extrair potência do motor e não terá que frear para voltar ao ponto inicial.

Muitas das dicas mencionadas nesse artigo parecem ser simples e sem valor, mas as pessoas não fazem o básico no transito e por esse motivo é necessário lembrar os condutores de fazer o básico e nesses mementos podem garantir a uma viagem tranquila e segura.